terça-feira, maio 17, 2011

You Put A Spell On Me/A Sociologia Diz...



Meu livro de Sociologia diz:
"Os meios utilizados para alcançar o poder podem ser muito diversos, desde o emprego da simples violência até a propaganda e o sufrágio por procedimentos rudes ou delicados: influência social, poder da palavra [...]"



Pareces ter um feitiço sobre mim, poder que é indecifrável, intenso
Tanto que às vezes se deixa esquecer, se camufla,
Quando de fato já está marcado, e deixou o corpo e tudo o mais acostumado
Feitiçaria das mais ardilosas e inebriantes.

Mas como? Por procedimentos delicados, com certeza
Pelo poder da palavra, talvez, palavra inaudível que ecoa longamente aqui dentro
Num simples olhar, na poesia, no jeito,
No tudo que pode ser descrido pelas palavras.

Como se fosses uma espiã nas partes mais íntimas de minha casa,
Sabes meu sonhos, meus medos, meus segredos,
Sabes as palavras que eu anseio em ouvir
E aceito esse ofício de bom grado.

O que pretendes com esse poder me é desconhecido
Se és culpada de thoughtcrimes nisso, desconheço
Mas me deixo levar pelo feitiço, me prendo suavemente, inocentemente, até
Sou teu.

Talvez, como tu disseste,
Sociologia seja, de fato, amor
Deixo esse feitiço escolher
Fico em tuas mágicas mãos.

Um comentário:

  1. A performace de Nina Simone é tão arrebatadora que nos diluímos diante dela.

    ResponderExcluir